A produção de um CD implica muitos processos, e cada detalhe é de extrema importância para uma boa qualidade. Assim, há também a necessidade prestar atenção à embalagem do produto. Afinal, a embalagem de um CD diz muito sobre o seu conteúdo. E, ademais, representa a primeira impressão que as pessoas terão ao analisá-lo. Assim, existem diversas embalagens para CDs, mas as duas mais conhecidas são o Digipack e Digifile.

Por esse motivo, se você ainda não sabe qual embalagem deve escolher para alavancar sua carreira musical, acompanhe nosso post!

Digipack e digifile

Digipack x Digifile: quais as diferenças?

Como dissemos anteriormente, há dois materiais que são muito utilizados para a embalagem de CDs. Porém, muitas pessoas ficam na dúvida na hora dessa decisão. Afinal, é de suma importância saber como atrair o público da melhor maneira e, assim, fidelizá-los.

Por esse motivo, trouxemos as diferenças entre as embalagens de CD Digipack e Digifile. Assim, isso pode te auxiliar a fazer uma decisão sábia e condizente com a sua realidade e a sua música!

Digipack

Ambas as embalagens Digipack e Digifile são feitas normalmente em papel cartão, supremo, dupléx ou tripléx. São papéis mais rígidos e bem resistentes, sendo adequados à função de encarte.A diferença entre esses dois modelos, no fim das contas, são os componentes de apresentação dos produtos e o acabamento final.

Digipack é uma embalagem que apresenta desdobramentos de bandejas acrílicas chamadas Trays, que formam um tipo de livreto. Possui um acabamento mais fino, com um design bem comercial. Assim, é indicado para produtos mais refinados, pois transmite um aspecto de maior qualidade do CD.

Digifile

O Digifile, por sua vez, é uma espécie de envelope com bolsas e painéis, que, assim, como o Digipack, remete a um livreto. Porém, é mais flexível e dobrável que o outro modelo, permitindo diversas maneiras de acabamento.

Entretanto, o padrão de qualidade do Digifile é menor que o do Digipack. Dessa forma, seu custo também é mais reduzido.

Fatores importantes para a escolha da embalagem

Muitas vezes, os artistas não se importam o suficiente na hora de escolher a embalagem de seus CDs. Porém, isso é um erro, pois essa é uma das etapas decisivas para a atração de seus consumidores.

Dessa forma, escolher uma embalagem para o seu CD deve ser uma decisão muito bem pensada. Vários fatores são essenciais para a consideração dessa decisão. Logo, listamos abaixo alguns deles:

Orçamento disponível

É necessário, a princípio, analisar suas condições financeiras antes de começar a pensar em uma embalagem para o seu CD. Se você tem condições de investir em algo um pouco mais elaborado – e custoso – vale à pena considerar o Digipack como uma opção.

Porém, se esse não for o caso, não há problema em fazer um investimento com menos recursos. Afinal, ambos os modelos apresentam qualidades, e o Digifile, apesar de menos resistente, apresenta possibilidade de variações no acabamento.

Diferentes situações de venda

Outro fator que pesa muito na escolha da embalagem do seu CD é o contexto em que você deseja vendê-lo.

Por exemplo, se você tem como objetivo comercializar seu produto em lojas físicas, a embalagem deve ser mais resistente. Logo, é indicado que você invista em embalagens Digipack.

Por outro lado, se o seu intuito é realizar uma distribuição em shows ou eventos, por exemplo, opte pelas Digifile. Dessa forma, você pode economizar e ainda continuar adequado ao contexto de venda, que é mais informal.

Considere seu público-alvo

Essa é uma análise que deve ser feita com muita cautela. Afinal, as condições financeiras de quem está qualificado a comprar seu CD devem ser postas em pauta.

Assim, se você possui como público-alvo adolescentes, não eleve muito os preços de seus CDs. Pois, como é de ser esperado, muitos deles podem não possuir a renda necessária. Dessa forma, invista em uma embalagem mais simples e menos custosa para esse tipo de cliente.

Em contrapartida, se você possui um público mais exigente, sinta-se à vontade para investir em uma embalagem de maior qualidade. Assim, essas pessoas terão melhores condições de pagar por um CD um pouco mais caro e de capa mais elaborada.

E então, gostou do nosso conteúdo? Esperamos que ele te ajude a escolher a embalagem certa para o seu CD! Se quiser saber mais sobre outros assuntos que envolvam a música, acesse nosso blog e fique por dentro!

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!