Na fase final do processo de fabricação do CD, o artista geralmente se depara com uma escolha difícil e fundamental no marketing do seu projeto musical: Escolher a embalagem ideal. Essa decisão refletirá o objetivo global do trabalho pois se trata de aumentar ou não o investimento no produto que será distribuído no mercado.
E como já preconizava uma antiga sabedoria “a propaganda é a alma do negócio”, o artista precisa utilizar uma boa estratégia para decidir como a sua marca será percebida pelo público e adequar o seu planejamento ao orçamento disponível.
Mas antes que surjam mais dúvidas sobre esse assunto, vamos a um breve esclarecimento sobre alguns termos que costumam gerar grande confusão.
Capa de CD é uma espécie de folheto que contém a marca da banda ou do artista e algumas informações referentes às faixas presentes no CD. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a capa de CD não é a própria embalagem mas apenas o encarte, com capa e contracapa, que é inserido em uma estrutura que pode ser de vários tipos de materiais como acrílico, plástico, papelão, polietileno, etc.
Diferentemente, Envelope de CD já é a própria embalagem onde vai o produto, apresentando formatos diferentes dependendo do que o músico deseja e, de modo geral, é feito nos materiais plástico e papel, podendo este último variar conforme as gramaturas disponíveis.
São muitos os tipos e formatos de embalagens que estão disponíveis no mercado. Entenda a diferença entre os principais:
Digipack é um tipo especial de embalagem para CDs e DVDs, que abre desdobrando-se em bandejas acrílicas (Trays), formando uma espécie de livreto. É uma versão geralmente feita em papel cartão ou supremo, com manuseio dobrável e podendo ter de 2 a 4 painéis com informações sobre a banda, os artistas ou ainda os produtores. É uma embalagem muito procurada por ter um acabamento que é bem aceito pelos lojistas e apresentar um design diferenciado dos tradicionais. Comercialmente é um dos modelos mais utilizados e de maior qualidade, sendo considerada uma embalagem luxuosa.
Luva – É um tipo de embalagem que acondiciona várias Digipacks, organizando-as em sequência, e geralmente é impressa em papéis de gramatura mais grossa, como o papel cartão.
Digifile é um envelope que pode ter várias bolsas ou vários painéis, se apresentando no formato de um livreto, flexível e dobrável. Nela o CD ou DVD é colocado na bolsa interna, que fica acoplada diretamente à capa. Esta embalagem permite diversos acabamentos, como por exemplo, a colagem de um livrinho interno com as letras das músicas ou a inserção de um cartão à parte, com informações sobre a obra e a banda ou músico. Costuma ser feito em papel cartão, supremo, dupléx ou tripléx e possui custo muito reduzido. Sua finalidade é majoritariamente comercial embora o produto não seja de alto nível.
Digibook é uma embalagem geralmente impressa em papel cartão, que reúne um conjunto de bandejas do tipo digipack (digitray) que são sobrepostas e permitem a inserção de vários painéis. É uma excelente opção para coletâneas ou lançamentos com edições especiais diferenciadas (como acústico ou remixagens).
Envelope de CD impresso é aquele em que a mídia será acondicionada diretamente na embalagem e que pode ser totalmente personalizado e apresenta diferentes tipos de acabamentos. Embora seja uma opção mais econômica em relação às demais, dependendo da gramatura e do tipo de papel, o produto final pode ter características bem requintadas. A criatividade também é um fator importante na hora de elaborar o envelope de CD. Ele serve para distribuição gratuita não sendo muito adequado à comercialização.
Envelope de CD de plástico é um invólucro simples, sem maiores detalhes, que serve apenas para armazenar a mídia de maneira a conservá-la. Costuma ser utilizada apenas para transportar, guardar ou organizar CDs e DVDs.
Envelope Shrink é um invólucro de plástico com uma fita dupla face na ponta para selar a embalagem, lacrando-a com total segurança. Com ele, pode-se fazer envelopes personalizados e trabalhar detalhes de modo a trazer exclusividade e qualidade para o produto.
A Caixa acrílica box ou Jewel Case é o modelo mais procurado por artistas e bandas devido à melhor qualidade do acabamento e apresentar maior durabilidade. Os encartes podem ser produzidos de 2 a 4 lâminas de impressão ou sanfonados em 3 medidas diferentes possibilitando a inserção do maior número de informações sobre as faixas e a obra. É utilizado tradicionalmente nos trabalhos que são destinados à comercialização, devido à popularidade e aceitação do produto.
O case para CD é uma embalagem plástica de polipropileno, sendo inquebrável e translúcido. Serve para armazenar a mídia com total segurança devido à resistência do material de composição. É ideal para entregas pessoais, em eventos mais informais, pois é leve, com custo reduzido e prático para utilização no dia a dia.
A Caixa de Games é uma embalagem feita de polietileno, não tão resistente, que pode ser de cores diferenciadas e não possui espaço para inserção de material gráfico.
A decisão sobre a melhor embalagem para um trabalho musical envolve a análise de diferentes variáveis:
Uma das etapas mais importantes na produção do trabalho musical é a construção da arte do Envelope ou da Capa de CD. A imagem que será veiculada no produto, em conjunto com a estrutura da embalagem, causará impactos positivos ou negativos no público em geral, levando-o a elaborar um conceito sobre o artista.
Nesse caso, a melhor alternativa é buscar a orientação de profissionais da área que saibam como produzir a arte mais adequada para o produto, seja Envelope ou Capa de CD. Muitas empresas agregam esse serviço juntamente com a prensagem de CD ou duplicação, facilitando a obtenção de um produto final com a máxima qualidade.
Contudo, para aqueles que não dispõem de recursos financeiros para esta finalidade e decidem se aventurar no desenvolvimento da própria arte da capa de CD ou DVD, descrevemos abaixo um excelente tutorial utilizando o Word.
Para este tutorial, vamos utilizar a versão do Microsoft Word 2013, mas também é possível acompanhar por outras versões. Depois de abrir o editor de texto, vamos começar o passo a passo:
1º Passo: Na guia Layout da Página, clique em Orientação depois selecione o formato Paisagem.
2º Passo: Na guia Inserir vá em Formas e selecione a Caixa de Texto.
Depois crie um quadrado, o dimensione na guia Formatar e especifique os centímetros na opção Tamanho. Para Capa de CD, as medidas mais comuns são 12×12, 12×24, 12×36 e 12×48, mas pode haver variações. Já para Capa de DVD, o ideal é 27×18.
Após essa definição, clique na seta ao lado da opção Tamanho para abrir a caixa de diálogo Layout e vá na aba também chamada Tamanho para marcar a opção Fixar taxa de proporção.
3º Passo: Clique no quadradinho à direito para abrir a caixa de diálogo Opções de Layout. Nela você vai selecionar a opção Através e habilitar a opção Corrigir a posição na página para conseguir arrastar a forma dimensionada.
4º Passo: Na aba Inserir, vá em WordArt e escolha uma letra. Aparecerá uma caixa de texto base já para inserir a informação na fonte desejada.
Clique no quadrado ao lado para abrir a caixa de diálogo Opções de Layout e novamente selecione a opção Através e habilite o Corrigir a posição na página. Depois vá em direção do texto e selecione Girar todo o texto em 90º. Feito isto, basta arrastar a caixa de texto até o centro. Essa caixa de texto deve ser expandida de modo a dividir a forma em duas partes. Agora é só digitar o título do CD ou DVD, centralizá-lo e utilizar as ferramentas de formatação da forma para deixá-la ao seu gosto.
5º Passo: Repita as ações do 4º passo mas não modifique a direção do texto pois este será o da nossa Capa, permanecendo, portanto, na horizontal. No lado direito, insira a forma em posição superior, já finalizada de acordo com as características do seu CD ou DVD.
6º Passo: Na aba Inserir, selecione a opção Imagem para abrir a caixa de diálogo que possibilitará a escolha do arquivo de imagem já salvo no computador. Depois de escolhida, clique no quadrado ao lado para abrir a caixa de diálogo Opções de Layout e novamente selecione a opção Através e habilite o Corrigir a posição na página. Isso permitirá visualizar a imagem para redimensioná-la. Ao clicar dentro da imagem, aparecerá diferentes opções para formatação.
7º Passo: Posicionando o cursor do mouse nos limites da forma maior, aparecerá uma cruz e ao clicar com o botão direito, abrirá uma janela de opções de formatação. Pode-se preencher tudo com cor, inserir imagens, adicionar legendas, modificar o texto, etc. Havendo infinitas possibilidades de criar uma arte, o resultado dependerá apenas da criatividade e do objetivo de cada um.
8º Passo: Depois de finalizada a arte, vá na guia Arquivo e selecione Visualizar a impressão para ver como ficará o seu arquivo impresso.
É importante observar que algumas versões do Word possuem arquivos com um modelo já preestabelecido para fazer Capa de CD e DVD, o que facilita muito o processo de criação já que eliminaria boa parte do trabalho de estruturar. Da mesma forma, existem programas próprios para este tipo de criação e que estão disponíveis, como por exemplo o Canva, e que pode aumentar substancialmente a qualidade do seu trabalho.
Na internet, há ainda opções de programas para fazer Capa de CD online e Capa de CD personalizada, sem gerar qualquer custo ou o trabalho de fazer downloads de programas. É igualmente uma opção válida para os que estão iniciando e desejam testar suas habilidades criativas.
E aí, gostou? Acesse agora o nosso site e conheça o portfólio da Discmídia!!!