Para quem deseja elevar sua carreira ao topo, é imprescindível estabelecer um planejamento de marketing musical eficaz. Utilizar o potencial da internet para a divulgação de seu trabalho é uma das maneiras mais simples e inteligentes para isso. Assim, é necessário considerar os aspectos que definem a sua vida profissional e o que você deseja alcançar com tal estratégia.

Com isso, aqui você pode conferir algumas dicas sobre como fazer o planejamento de marketing digital ideal para a sua carreira. Acompanhe e implemente em sua vida profissional agora mesmo para uma estratégia de marketing valorosa.

Como começar o meu planejamento de marketing musical?

Para que você alavanque sua carreira, é necessário investir bastante no seu marketing musical. Assim, você pode se guiar por meio do entendimento de mercado e das suas próprias necessidades enquanto artista. Para isso, conheça alguns dos passos principais que você precisa seguir.

Pesquisa: a base de tudo

A princípio, você precisa basear seus esforços de acordo com os seus objetivos, não é mesmo? Por esse motivo, a pesquisa é a base de todo o seu trabalho de marketing musical. É a partir da pesquisa acerca dos concorrentes, novidades e público-alvo que você pode começar a traçar sua estratégia. E, além disso, ficar por dentro do mercado musical e do que as pessoas esperam de você.

Dessa maneira, esse é o primeiro passo a se tomar se você deseja possuir um planejamento de marketing musical eficaz. Defina metas e objetivos que, então, te ajudarão a crescer a longo prazo.

Quais canais serão utilizados?

Após as considerações acerca dos objetivos que você deseja alcançar, é preciso definir os canais de divulgação.

O Instagram, por exemplo, é um ótimo canal de divulgação para quem deseja transmitir sua identidade visual. Além disso, serve para que você interaja com o público, visto que é possível promover enquetes e conversar por meio dos stories.

Já o YouTube, uma das principais plataformas utilizadas pelos artistas, é imprescindível para que você divulgue seus vídeos. Covers também são bem-vindos! É por meio deles que as pessoas passam a engajar mais com o seu trabalho, sobretudo se você for desconhecido.

Além do YouTube, também é essencial que sua música esteja nas principais plataformas de streaming. Spotify, Deezer e Apple Music são apenas algumas delas; leia nosso post para saber mais.

Preste atenção ao público-alvo

O público-alvo da sua música é um dos fatores decisivos, e que precisa de mais atenção para que você consiga fazer um bom planejamento de marketing musical. Afinal, de nada adianta prestar atenção a toda a construção da sua estratégia e se esquecer de para quem você está fazendo tudo isso.

Assim, construa a sua jornada de marketing a partir da idealização de uma persona. A persona é um personagem semi-fictício com nome, sobrenome e características próprias com o intuito de direcionar o profissional nas suas decisões envolvendo a marca (no caso, suas próprias músicas). Dessa maneira, a partir da construção de uma persona, você consegue focar sua atenção de maneira hábil e proveitosa. E, logo, seu planejamento de marketing musical poderá melhorar de forma exponencial.

Controle a frequência das postagens

Outro passo importante para a consolidação de um bom planejamento musical é o controle da frequência das postagens. Dessa maneira, não basta apenas que você defina corretamente os canais e identidade visual da sua carreira. É preciso manter uma periodicidade em relação ao que será apresentado, sem pender para mais ou para menos.

Pense que uma marca que você segue “bombardeia” seu feed do Instagram com postagens todos os dias. Você se sentirá cansado para acompanhar tudo, não é mesmo? É nesse erro que a maioria das estratégias de marketing mal feitas residem. Afinal, por que você teria interesse em uma marca que transmite muito conteúdo, mas de pouca qualidade? O mesmo ocorre quando há pouca recorrência nas postagens.

Assim, o ideal é manter uma rotina para os seus posts, evitando repetir conteúdos e sempre buscando oferecer originalidade. Ademais, procure não misturar assuntos diferentes em seus posts: isso pode causar confusões ou desviar a atenção do seu seguidor.

Monitoramento é essencial!

Por fim, monitorar o número de visitas do seu site e o engajamento nas redes sociais é essencial para a continuidade dos resultados. Afinal, como você saberá se está no caminho certo se não se atentar a todos os procedimentos?

Desse modo, acompanhe as métricas dos seus posts, stories e compartilhamentos. Essa é uma forma muito eficaz de perceber se você está seguindo o que seu público espera de você. E, além disso, o que ele mais admira no seu trabalho.

A partir daí, só basta a você melhorar sua estratégia dia após dia, quiçá com o auxílio de profissionais qualificados. Defina o que você quer despertar em seus seguidores e mostre quem você realmente é dentro da música!

Veja também 5 passos para seguir antes de lançar sua próxima música e aprenda a impulsionar ainda mais sua carreira!

 

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