Na culinária, comemos com os olhos. Julgamos livros pela capa. Dizemos que uma imagem vale mais que mil palavras. Assim, todos esses ditados populares têm em comum um fator principal; o poder apelativo que o olhar tem nos sentidos humanos. Com isso, é fácil entender porque a arte gráfica do CD é algo importante na composição da obra musical.

Porque investir na arte gráfica do CD

Provavelmente você já ouviu falar em marketing musical. Se não, antes de ler esse conteúdo, confira nosso blog post sobre o assunto clicando aqui. Então, um bom investimento na arte gráfica do seu CD é uma ótima estratégia de marketing musical.

A capa do disco juntamente com sua arte é o primeiro contato que o público terá com sua obra. Assim, a arte presente ali é a que vai gerar uma primeira impressão da pessoa em relação a você/ sua banda. Assim como sobre seu trabalho. Por isso, é importante fazer um layout que reflita a identidade visual do músico. Além disso, é importante que a arte gráfica do CD seja apelativa ao olhar de alguma forma, gerando a curiosidade e interesse do público.

Mas não é apenas isso. Em adição a tudo que já foi mencionado, a capa do álbum expressa o artista em forma de arte, sendo um importante meio de comunicação com seu público. Um layout bem elaborado faz com que o trabalho cause um impacto maior nas pessoas. Assim, você ganhará autoridade no ramo em questão  e será conferida uma maior qualidade ao seu projeto musical.

Como criar a arte gráfica do CD

Sabemos que o processo de criação de uma arte que agrade tanto a banda quanto o público, pode ser um desafio. Assim, aqui vamos fazer um passo a passo para que você tenha maior facilidade com o desenvolvimento completo da arte gráfica do CD.

Alinhamento

Antes de tudo é importante considerar o estilo musical da banda ou artista em questão. Com isso, a arte irá conversar mais com o público que ouve determinado estilo de música. Em seguida, é importante definir qual é o foco principal do projeto musical, para que seja um guia no momento do design. Caso não tenha um foco específico, o artista ou banda pode escolher uma música do álbum para inspirar a capa.

Concepção da ideia

O segundo passo é a concepção da ideia. Em um cenário ideal, o artista e o designer discutem diversas ideias, captando diversos elementos, alinhando expectativas e possibilidades para o resultado. Portanto, o melhor método para isso seria através do brainstorming.

Elaboração

Aqui se inicia o trabalho real de composição da arte gráfica do CD. É importante definir tópicos cruciais como; cores, conceitos, temas, etc. Com isso, o designer irá desenvolver o layout se baseando no alinhamento que foi feito com o artista e suas expectativas. Por isso, durante o processo, é essencial tentar ser o mais claro possível com quem está desenvolvendo a arte.

Impressão

Por fim, mas não menos importante, a impressão. Muitos podem achar que essa é uma das etapas mais fáceis. Porém, essa é uma das etapas que exige mais delicadeza. Há todo um trabalho de conferir textos, fontes, cores, imagens, resolução. Por fim, um dos mais importantes tópicos; o teste de cor. Assim, será possível testar a qualidade das cores no momento da impressão, podendo saber realmente como elas vão aparecer no resultado final.

Gostou do conteúdo? Está preparado para criar a arte gráfica do seu CD? Entre em contato conosco e faça um orçamento! A Discmidia engloba todo o processo de produção, da ideia até a entrega. Assim, você encontrará conosco um custo acessível e um material de extrema qualidade. Saiba mais sobre nosso trabalho de design de Capa para CD e DVD. Por fim, siga a gente no Instagram para receber dicas para músicos toda semana e acompanhar nosso trabalho!

Arte gráfica de CD feita pela Discmidia

Arte gráfica CD Wesley

Por alguém | Wesley Jon

Arte Gráfica CD Halleuyah

Halleluyah! | Missa 01

arte grafica cd fabiana

Volte a sonhar | Fabiana Souza

arte grafica cd fabiana

Volte a sonhar | Fabiana Souza

arte grafica CD infinita graça

Infinita Graça

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!