A criação da arte gráfica do seu CD é uma das partes mais importantes para que sua obra carregue identidade própria. E, logo, atraia o público certo para a sua prospecção musical. Dessa forma, a arte da capa pode fazer muita diferença para o consumidor escolher um disco, sobretudo de artistas desconhecidos. A capa do álbum representa o primeiro contato com os fãs, e, por isso, deve ser planejada com muita dedicação e cautela.

A obra do disco, dessa maneira, não se limita apenas à letra e a melodia das músicas. Deve-se prestar atenção também à criação da arte gráfica para o seu CD. Veja abaixo algumas dicas que trouxemos pensando na produção de sua capa para que você alcance cada vez mais fãs!

Criação da arte gráfica

A criação da arte deve ser estar embasada na intenção que você deseja transmitir com seu disco. Assim, pode possuir inspiração em uma foto, desenho, formas abstratas ou até mesmo logomarcas relacionadas ao artista. A princípio, é necessário entender o foco principal da obra e o que você deseja representar como um “spoiler” de suas músicas.

Caso o seu CD possua diversas faixas, mas uma delas for considerada carro chefe do artista, essa é uma opção. Desse modo, é viável criar a arte gráfica do seu CD baseada nessa faixa em específico. Trabalhar com um conceito central é essencial, então não hesite em elaborar sua arte em torno disso.

Por outro lado, é interessante possuir outras opções, que instiguem a curiosidade de seu público. Caso você já possua habilidades em design e queira prosseguir com a criação por si só, é uma possibilidade. Porém, é interessante contar com o auxílio de outras pessoas para sugestões e avaliações diferentes das suas. Além disso, que podem entender mais sobre o que você realmente necessita.

Caso não possua tal conhecimento, é essencial procurar uma empresa que disponha de recursos e bons profissionais de design. Ademais, uma equipe que acompanhe o desenvolvimento completo da arte gráfica de seu CD, poupando tempo e dinheiro.

As etapas do processo de desenvolvimento completo da arte de seu CD são:

Concepção da ideia

A concepção da ideia da arte é baseada no contexto da obra, e ocorre a partir de um brainstorming (tempestade cerebral), na qual são consideradas inúmeras opções para um projeto. A partir das ideias expostas, a arte começa a ser elaborada de acordo com os assuntos abordados e as decisões tomadas acerca dos temas principais.

Fase da elaboração

Essa fase é um processo no qual o artista e o designer, juntos ou não, decidem algumas coisas em relação à capa. Assim, eles começam a desenvolver diversas possibilidades de cores e modelos, conceitos e temas. Desse modo, em seguida, é possível escolher a capa definitiva que dará abertura para o tom restante da arte. Incluindo a parte interna do encarte e a imagem que será silkada no CD. O arquivo gerado deverá ser exportado para impressão no formato PDFX1a.

Impressão

A impressão é a etapa final da criação de sua arte gráfica para CD. Dessa forma, representa a parte mais delicada e que deve exigir muita cautela. Afinal, nesse processo, muitos artistas pensam que basta enviar para a gráfica e tudo está resolvido. Porém, não é bem assim que funciona.

Antes da impressão, é necessário realizar uma série de conferências e certificações para averiguar se está tudo como planejado. É preciso verificar se todas as fontes foram transformadas em “curvas” e se os arquivos estão no sistema de cor CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black). Além disso, se as cores foram geradas separadamente para impressão em offset, se as imagens do arquivo estão com uma boa resolução (300 dpi), entre outros detalhes. Feito isso, a “prova de cor”, que determinará a qualidade de definição das cores na impressão, será impressa. Assim, depois de tudo aprovado, é só mandar rodar.

Agora que você já entende como criar uma arte para o seu disco, entre em contato com a Discmidia e solicite seu orçamento.

Quer receber outros conteúdos gratuitos e exclusivos como esse? Inscreva-se em nossa newsletter! Saiba também como impulsionar sua carreira com a técnica de Crowdfunding.

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!