Você conhece todos os passos na hora da gravação de um CD? A masterização é uma técnica muito recorrente nesse processo, e é cada vez mais implementada. Assim, ela é utilizada no processo final da produção de um áudio e representa uma etapa essencial para o equilíbrio e otimização de uma faixa. Esse processo já passou pelas mais diversas fases. Anos atrás, ele era realizado em estúdios e o áudio tendia a ser registrado em formato de fita. Hoje, o formato da masterização online é o mais utilizado, tanto por sua praticidade quanto pela qualidade adquirida ao longo do tempo.

Assim, se você quer saber mais sobre o procedimento da masterização online e seus benefícios, acompanhe esse post!

Masterização online

Como funciona?

A masterização é, basicamente, a correção dos erros de uma produção musical na hora de sua finalização. Nela, todos os detalhes são revisados, desde a frequência até o equilíbrio dos timbres do áudio. Também são analisados outros critérios, como possíveis sons e ruídos indesejados. Assim, isso se dá para que haja uma equalização harmoniosa e o produto final saia perfeito.

Aqui, você pode observar uns dos processos mais relevantes e significativos da masterização:

  • Restauração do áudio: esse passo tem o poder de corrigir possíveis imperfeições (soluços) que podem ser percebidos quando o áudio é amplificado.
  • Equalização do áudio: é um processo que corrige desequilíbrios espectrais do áudio, mesmo os mais difíceis, fazendo-o soar bem em qualquer sistema de som.
  • Compressão: consiste na uniformização no arquivo do áudio, por meio da eliminação de informações repetitivas. Isso promove uma melhoria no desempenho, por exemplo, em termos de amplitude e intensidade.
  • Aprimoramento estéreo: esse processo promove o equilíbrio espacial do áudio, colocando os sinais sonoros à direita, à esquerda ou ao centro. Assim, os ouvidos conseguem captar o som em momentos distintos ou simultâneos.

Qual a importância da masterização online?

A masterização online é um processo de extrema importância para a otimização de sua produção musical. Basta comparar um arquivo de áudio comum e um masterizado para perceber a diferença na qualidade e profissionalismo existentes em ambos os trabalhos. Com o mercado cada vez mais competitivo, torna-se necessário melhorar dia após dia. Dessa forma, é essencial investir em técnicas que gerem retorno, assim como a satisfação de quem usufrui do serviço.

Uma das maneiras de pôr isso em prática no cenário musical é apostar na utilização de plataformas que priorizem a qualidade sonora. Dessa forma, a masterização pode ser o caminho para tornar isso possível.

Onde fazer?

Há algumas maneiras disponíveis de masterizar um áudio. A opção mais prática nos dias de hoje é utilizar uma plataforma digital para realizar o serviço. Porém, se você já possui algum conhecimento musical, pode tentar realizar a tarefa por si só.

Hoje, diversas empresas já oferecem softwares parametrizados para a masterização online. Os custos dessa empresa variam de acordo com o serviço, porém costumam ser mais baixos que os referentes ao procedimento em estúdio.

E aí, restou alguma dúvida? Acesse nosso blog e confira tudo sobre a música e seus diferentes processos!

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!