Grande parte dos músicos não sabe como funciona a prensagem de CDs/DVDs ou as etapas do seu processo de produção. A maioria pensa que CDs e DVDs virgens são simplesmente colocados em uma copiadora e a cópia está pronta. Esse processo existe sim e é chamado de duplicação. É muito procurado por consumidores que precisam de uma produção mais rápida com valor mais acessível, porém, a prensagem de CDs/DVDs é um processo minucioso, que tem como resultado um produto de excelente qualidade, pronto para o mercado. E é sobre este serviço que falaremos neste post.

Saiba como funciona a prensagem de CDs/DVDs

A prensagem de CDs e DVDs é o processo industrial de multiplicação de uma mídia matriz, na qual todas as cópias produzidas são exatamente iguais.

como funciona a prensagem de CDs/DVDsA primeira etapa deste processo de prensagem é feita a partir do envio do conteúdo original de um CD/DVD masterizado – ou outros tipos de mídia – para o disco Master (Glass Master), um disco óptico de vidro que contém pequenas depressões e relevos onde são gravados digitalmente os dados binários com as informações que serão reproduzidas. Esta Master de vidro é preparada em uma máquina passando por processos de limpeza com detergentes especiais. Após esse processo, recebe a aplicação de um material sensível à luz e, como complemento, um feixe de laser cria as trilhas com os pits e lands, ou seja, a informação do CD/DVD em si.

como funciona a prensagem de CDs/DVDsDepois de gerada a Master, são feitos os Stampers. Neste processo, a master de vidro é imersa em um banho Níquel, onde se forma uma camada na superfície metalizada da master de vidro. Ao atingir determinada espessura de níquel, a camada é separada do disco de vidro. Logo depois é dado o acabamento e o corte externo e a furação central são feitos, criando, assim, a matriz metálica, comumente chamada de Stamper.

como funciona a prensagem de CDs/DVDsO material utilizado como suporte para a mídia óptica é o plástico policarbonato. Com este material plástico transparente, o processo de metalização será iniciado. Nele, o Stamper é colocado no molde de uma máquina injetora que replicará sua informação no policarbonato que será injetado no molde. Após este processo, o disco recebe uma camada finíssima de alumínio (metalização) sobre as trilhas e uma de verniz que, além de proteger a mídia, facilita posteriormente a impressão do rótulo, em offset ou silk screen.

A realização desses processos de forma correta e segura é muito importante para não comprometer a escala da produção. Qualquer erro em uma dessas etapas inutiliza completamente as cópias.

Grande parte das gravadoras e produtoras de mídia tem esse processo de prensagem de CDs e DVDs como essencial em seus departamentos de fabricação. Quando esses procedimentos são bem feitos, eles garantem que os CDs e DVDs produzidos funcionarão adequadamente nos leitores digitais.

Realizadas todas as etapas acima, os produtos serão enviados para a impressão de rótulos e, dependendo da demanda do cliente, serão embalados em boxes com encartes impressos ou mesmo ser entregues em embalagens mais simples, como o envelope vinil.

Agora que você já sabe como funciona a prensagem de CDs/DVDs, entre em contato conosco e solicite seu orçamento. A Discmídia conta com equipamentos modernos e profissionais capacitados para atender à sua demanda.

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!