5 motivos para você investir na arte gráfica do CD

Depois de finalizar o arquivo de áudio do seu álbum ou EP, está na hora de pensar em uma das partes mais importantes do seu projeto musical: a arte gráfica do CD!

Combinar as imagens do encarte com o conteúdo das músicas e a identidade visual da banda é uma tarefa bem complexa, embora muitos artistas insistam em dedicar pouco tempo e recursos a esta etapa.

E como diz o ditado popular “uma imagem vale mais que mil palavras”, é muito importante que a capa do CD reflita não só a posição que a banda deseja ocupar diante dos fãs, mas também as estratégias de marketing elaboradas para impulsionar o sucesso do trabalho.

Pensando nisso, trouxemos 5 motivos que vão te convencer, de uma vez por todas, que você precisa investir pesado na arte gráfica do CD. Continue lendo esse post e confira!!!

Porque eu devo investir na arte gráfica do CD?

Dentre inúmeros motivos, existem 5 principais que justificam a contribuição da arte gráfica do CD para o sucesso do álbum ou EP no mercado.

Motivo 1: Despertar a atenção do público.

A arte gráfica do CD consegue despertar nas pessoas o interesse pelo trabalho, mesmo que não conheçam o artista. E isso ocorre através do contato com o produto físico e, também, nas plataformas digitais, ao selecionar álbuns aleatórios de determino gênero musical.

Uma imagem bem trabalhada, com um conjunto harmonioso de cores e formas, consegue instigar o público a querer saber mais do que se trata. A linguagem dos símbolos, embora mais voltada à publicidade, tem efeitos sensacionais em qualquer área, bastando apenas a sua correta aplicação para alcançar bons resultados.

Por isso, a importância de investir no trabalho de um bom profissional para auxiliá-lo com essa questão!

Motivo 2: Refletir a identidade visual do artista ou banda.

Antes de qualquer coisa, você como artista, precisa encarar a sua carreira como um empreendimento. E uma das coisas fundamentais em qualquer negócio é a construção de uma identidade visual forte!

Bandas como O Rappa, Linkin Park, Metallica, Capital Inicial, entre outras, já compreenderam esse aspecto e, por isso, investiram em uma logomarca exclusiva e mantém uma atualização regular do design e demais características, seguindo a ótica dos álbuns que lançam.

Através disso, o público o reconhecerá em qualquer lugar do mundo que tiver contato com a imagem representativa.

Motivo 3: É a forma como o artista se posiciona diante do público.

Nem sempre é simples falar de posicionamento no mercado musical, até porque, em tempos de muita informação e acessibilidade, é normal o público ficar diluído dentre tantas opções de bandas e músicos.

Porém, quando se trata da arte gráfica do CD, a coisa muda de figura pois a inovação tem o poder de tornar o trabalho exclusivo. E isso pode ser comprovado com uma simples pesquisa: pergunte às pessoas ao seu redor qual foi o CD mais marcante de suas vidas e verá como além de lembrar o conteúdo das músicas, elas descreverão os detalhes do encarte e da capa.

Isso é estar posicionado! É mostrar com imagens que você tem autoridade no ramo e faz um trabalho único e inigualável diante do público. Porque afinal, o mais importante é o impacto que a sua banda deixará nas pessoas que entram em contato com o seu som e a sua performance no palco. E planejar um material físico adequado é o primeiro passo.

Motivo 4: Arte gráfica do CD deve ser elaborada com base na sua estratégia de marketing.

É muito importante que a arte gráfica do CD esteja alinhada à sua estratégia de marketing. Isso porque o seu trabalho só irá obter os resultados esperados se combinar o planejamento com a execução.

Desenvolver uma arte que cumpra os aspectos determinantes é um trabalho para os profissionais que têm experiência nesse segmento. Por essa razão, o investimento na construção dessa arte é tão necessário e, em muitos casos, até imprescindível para que o CD alcance os objetivos.

Motivo 5: Fornecer maior qualidade ao projeto musical.

O primeiro contato de uma pessoa com um CD físico é através das imagens gráficas presentes na capa e no encarte. Nesse momento, a percepção sobre quem é o artista está sendo moldada através da impressão que o produto passa.

Investir na arte gráfica do CD trará um maior nível de qualidade para o produto em si, fazendo com que as pessoas avaliem o trabalho de forma positiva, mesmo sem conhecer o som do artista.

E aí, gostou? Acesse o nosso site e conheça a agência Discmidia de criação de artes!