Você sabe como planejar a sua carreira musical?

Se você quer trabalhar com música e obter sucesso nesse ramo, algumas coisas precisam ser esclarecidas. Primeiramente, saiba que você vai ter que se empenhar e trabalhar bastante. Assim, você não terá um emprego formal e um diploma como a maioria das carreiras. No entanto, você vai precisar se dedicar tanto quanto se você estivesse em um desses empregos “normais”. A jornada não será fácil, mas se você souber como planejar sua carreira musical, você verá um caminho claro na sua frente. Assim, conseguirá alcançar o sucesso com maior facilidade.

Se você entrou nesse post sobre como planejar sua carreira musical, você provavelmente considera esse tópico importante. Mas você sabe o porquê? Vamos supor que as coisas estão prosperando na sua carreira, mas você está trabalhando para que elas se mantenham assim? Pois tudo pode ir por água abaixo sem um bom planejamento. Outra possibilidade é que seus planos estejam dando errado e você não sabe o motivo. Assim, com um planejamento de carreira traçado, você saberá exatamente qual o próximo passo quando os planos dão certo. Além disso, você também saberá exatamente o que deu errado e poderá trabalhar em cima disso. Confira abaixo as dicas efetivas para planejar a sua carreira musical com sucesso.

Como planejar sua carreira musical

Planejando sua carreira musical

“Socorro Discmidia não sei por onde começar!” Calma, jovem. Puxa o caderninho e uma caneta e fica de olho nos passos. Nós vamos ser bem objetivos aqui, vamos te ensinar um passo a passo para você mesmo definir suas propriedades.

Assim, o planejamento vai se basear no segmento abaixo:

O que eu quero ser → Qual minha meta → Ações para atingir a meta

A primeira a ser respondida é; o que você/sua banda quer ser? Vocês querem ser uma referência regional, nacional, musical? Vocês querem ser referência em autenticidade? Querem ser referência no seu ramo? Assim, trace e escreva de forma clara e objetiva suas aspirações em relação a sua carreira musical.

Em seguida, é o momento de criar uma meta coerente com seu objetivo. Por exemplo, vamos supor que um dos seus objetivos foi ser referência no sertanejo nacional. Assim, uma possível meta seria criar um bom networking com pessoas que você considera influentes nesse ramo musical em específico.

Agora sim, chegou a hora de traçar suas ações. Com as suas metas em mãos, você terá que pensar em formas concretas de alcançar o que deseja. Ainda usando o exemplo acima, suponhamos que sua meta é criar um bom networking no seu ramo. Assim, você pode estabelecer que para isso você vai começar a frequentar mais eventos do ramo, conversar e se conectar com as pessoas neles.

Por fim, nossa última dica para planejar sua carreira musical é; fazer uma boa pesquisa de mercado. Saiba quem são seus concorrentes, quem está disputando com você no mesmo ramo e com foco no mesmo público. Saiba como os artistas que você considera influentes chegaram ao topo e se inspire neles.

Execução e acompanhamento

O próximo passo é, obviamente, a execução das ações que você traçou anteriormente. No entanto, não é recomendado que você apenas execute as ações. Assim, o mais indicado é você acompanhar o seu progresso. Dessa maneira, você poderá investir mais em ações que estão dando resultado. Assim como pensar em planos B para as ações que não derme o retorno esperado.

Então, nós vamos te dar algumas dicas de como acompanhar de forma efetiva o seu planejamento de carreira.

Plataformas

Primeiramente, você precisa se cadastrar como perfil comercial nas redes sociais. Assim, você terá acesso às métricas de acompanhamento que são disponibilizadas pelas redes. Com isso, caso você decida fazer alguma ação em redes sociais, por exemplo, você saberá saber numericamente qual foi o resultado que você obteve.

Por fim, use as ferramentas Google. Primeiramente, o google analytics vai analisar dados do site da sua banda/seu e te fornecer dados valiosos de acessos, cadastros, downloads. etc. Por exemplo, a ferramenta consegue apontar por qual meio a pessoa chegou ao seu site. Assim, você saberá qual de suas redes sociais atraem mais visitantes e em quais você precisa investir e se engajar mais.

Esperamos que vocês tenham gostado das nossas dicas. No nosso blog do músico também falamos sobre Marketing Musical: como alavancar sua carreira. Por fim, siga a Discmidia no Instagram para acompanhar mais dicas e um pouquinho do nosso trabalho!