Você sabe como planejar a sua carreira musical?

A forma como uma pessoa trata um objetivo será a delimitação de alcance dos próprios resultados. Por isso, se você deseja ter sucesso como cantor ou músico, você precisa planejar a sua carreira musical!

E planejar de forma completa, abrangendo cada etapa com o nível de detalhes que ela exige, pensando na sua carreira como algo sequencial que vai avançando à medida que as fases anteriores vão sendo cumpridas.

Nesse processo, é importante você se guiar pelos três pilares fundamentais do planejamento no mundo musical. Continue lendo e conheça essa importante estrutura.

Os três pilares no planejamento da carreira musical

O planejamento de uma carreira musical passa por três importantes pilares, que serão decisivos para o sucesso ou fracasso de um artista.

Gravação do CD

No planejamento da carreira de um cantor ou músico, o primeiro pilar é a gravação de um CD, podendo ser com músicas autorais ou uma versão cover de grandes sucessos.

Essa etapa é fundamental, ainda que o artista esteja atuando de maneira informal, porque o trabalho de voz, timbre e som só será conhecido pelo público se chegar até ele.

Embora a tecnologia tenha introduzido novas maneiras de consumir música, o CD continua sendo o cartão postal do músico.

A distribuição gratuita de CDs na versão Demo ou EP durante os shows e eventos, faz com que o público se interesse em conhecer mais sobre o trabalho do artista.

E se você não sabe quais são os recursos necessários para gravar um CD, acesse gratuitamente o nosso ebook.

Você sabe como planejar a sua carreira musical?

Você pode se interessar por outros artigos do nosso blog que falam sobre a gravação de CD, acessando através dos links abaixo:

Divulgação nas Redes Sociais

O segundo pilar para o planejamento da carreira musical é a divulgação nas Redes Sociais. Uma carreira de sucesso depende de um planejamento cuidadoso e detalhado, com ações eficazes que vão fazer a sua música chegar ao público certo.

Mas antes, é preciso identificar quem é o seu público e quais as principais mídias de comunicação que utilizam, pois assim poderá trabalhar com maior ênfase no meio que trará o melhor resultado.

Em outros posts do nosso blog, oferecemos dicas importantes sobre a divulgação nas Redes Sociais, que você pode acessar através dos links abaixo:

5 Maneiras de divulgar a sua música utilizando o Spotify

Divulgação de músicas: como planejar de forma eficiente?

10 Coisas que todo músico deve fazer nas Redes Sociais

Distribuição nas plataformas streaming

O terceiro e último pilar do planejamento da carreira musical é a distribuição digital! Não dá para ignorar o papel importante que as plataformas digitais exercem no mercado da música.

Atualmente, a maior parte da população mundial consome música digital através das plataformas streaming.

São mais de 170 milhões de usuários ativos na base do Spotify, a maior plataforma digital do mundo.

É preciso planejar uma estratégia de atuação nesse canal que englobe diferentes ações como: lançamentos de músicas, anúncios, inserção em playlists de sucesso, etc.

Sem dúvida, este meio se apresenta como uma excelente oportunidade que deve ser considerada no planejamento, já que há um mercado extenso e disponível para ser explorado.

Em outros artigos do nosso blog, damos dicas de como utilizar as plataformas streaming com resultados. Acesse os textos através dos links:

Distribuição digital e redes sociais: A receita do sucesso!

Rendimentos streaming: Você sabe como funciona?

Playlists de sucesso do Spotify: Entre nessa também!

E aí, gostou? Acesse agora o nosso site e conheça os serviços da Discmídia!