Construir uma carreira musical de sucesso é o sonho de todo artista, independente se está iniciando no ramo ou se já atua profissionalmente.
A palavra sucesso pode assumir diferentes significados de acordo com cada pessoa, tendo em vista o caráter amplo e subjetivo do conceito. Por isso, o sucesso para alguns representa ganhar muito dinheiro e para outros é somente a fama.
Como regra fundamental, antes de planejar uma carreira é necessário definir primeiro o que é sucesso para você e como ele se manifestará em sua vida profissional.
Para compreender melhor o significado, vamos começar examinando algumas características comuns das pessoas que fazem sucesso.
Normalmente, as pessoas que têm sucesso apresentam algumas características que são comuns à esse grupo.
Em se tratando do meio musical, os artistas que fizeram sucesso conseguiram desenvolver uma sólida resiliência em relação às dificuldades na sua trajetória.
A grande maioria, não alcançou o resultado desejado na primeira tentativa. Foi necessário acreditar que sua música seria reconhecida nacionalmente e trabalhar com persistência no desenvolvimento de si mesmo.
Além disso, uma outra característica é o compromisso em fazer dar certo e dedicar toda atenção e foco, sem ansiedades ou preocupações.
Por mais clichê que pareça, as emoções afetam com muita intensidade os resultados, principalmente diante de críticas alheias. Não raras vezes, as pessoas tendem a depreciar a carreira musical, rotulando-a como hobby, quando na verdade trata-se da idealização de um sonho pessoal.
Os que alcançaram o sucesso desenvolveram o equilíbrio emocional e conseguiram direcionar todos os esforços na conquista do seu projeto de vida. Eles compreenderam que a autovalorização deve ser mais importante do que a opinião dos demais e que somente um objetivo consistente pode tornar-se real.
Depois de conhecer algumas características das pessoas que fizeram sucesso, vamos a uma breve análise do que realmente é o sucesso.
Como já falado anteriormente, o sucesso é um conceito muito pessoal que admite diferentes significados de acordo com cada perspectiva.
No meio musical, fazer sucesso significa ter músicas conhecidas e aceitas pela maior parte do público de um país ou região. E por ser a sensação do momento, muitas pessoas começam a seguir o trabalho, adquirir as faixas e frequentar os shows, gerando muito dinheiro ao artista.
Mas essa é apenas uma vertente. Porque para alguns, uma carreira musical só terá sucesso se o trabalho alcançar também outros países, se for premiado, ou ainda se for o primeiro na classificação de melhores hits.
Algumas pessoas adotam altos parâmetros para classificar uma carreira musical de sucesso, já outras se conformam com resultados modestos e ainda assim se consideram bem-sucedidas.
Não há uma regra definitiva, não há uma generalização rígida, há apenas pessoas comuns com pensamentos diferentes, que buscam a autorrealização naquilo que fazem.
Ao iniciar a carreira musical, é necessário alinhar suas expectativas internas de sucesso com o planejamento de ações da trajetória estabelecida.
Comece investindo tempo para compreender quem é o seu público e quem você deseja impactar com o seu trabalho. Pense na proposta musical que irá atrair essas pessoas e busque associar a sua imagem ao seu público e à sua música.
Depois pense em como irá divulgar o seu trabalho de modo a despertar o esse público para a sua música. É muito importante conhecer os meios de comunicação mais utilizados pelos seus futuros fãs para explorar com ênfase tais modalidades.
Por último, analise o posicionamento da sua marca perante o público, pois a forma como você se mostra dirá muito sobre a percepção das pessoas sobre o seu trabalho. E acredite, os impactos de uma visão distorcida, podem gerar grande prejuízos.
E aí, gostou? Acesse agora o nosso site e conheça os serviços da Discmídia!!!