Hoje, há diversas plataformas de streaming disponíveis para os consumidores de música. Uma delas, porém, sempre possuiu destaque em relação às outras: o YouTube. Mesmo com o surgimento de novos aplicativos e tecnologias, o YouTube se manteve como a ferramenta de busca número 1 para os fãs de música.

Desse modo, trouxemos um conteúdo valioso sobre como essa plataforma atua na vida de um profissional da música, e por que é tão importante nessa questão. Então, se você deseja saber mais sobre o papel do YouTube na carreira do músico, acompanhe mais abaixo!

Youtube e carreira musical

A importância do YouTube para a carreira do músico

Não é nenhuma novidade que o YouTube, desde sua consolidação, ganhou o coração da maioria das pessoas. Há diversos motivos pelos quais essa plataforma de streaming é essencial para a carreira de um músico. Por isso, vamos listar abaixo algumas das principais razões pelas quais o YouTube é essencial para a carreira musical.

1) É gratuito

Esse é um ponto crucial na hora de conquistar o público. Por ser uma plataforma de streaming gratuita, o YouTube é procurado por pessoas, de todas as idades, diariamente. Visto que o acesso é muito fácil e não apresenta necessidade de login, os usuários tendem a usufruir muito desse modelo de streaming.

Por esses motivos, o alcance da carreira de um músico cresce muito com o uso dessa plataforma. Pois, afinal, ela é acessada por um grande número de pessoas e o engajamento é muito alto. Dessa forma, é interessante que você mantenha uma conta de artista do YouTube para divulgar seu trabalho mais amplamente.

2) Vídeos: um diferencial

Um dos grandes benefícios da utilização do YouTube na carreira de um músico são os vídeos. É de conhecimento de todos que muitos músicos começam sua vida profissional por meio do YouTube, seja pela gravação de covers ou obras autorais. Por essa razão, esse é um diferencial na hora da divulgação da música.

Por exemplo, se você produzir um videoclipe com sua última música e divulgá-lo, isso dará muito engajamento ao seu canal. Afinal, uma mensagem visual atrelada a uma mensagem sonora chama muito mais atenção para a qualidade de seu trabalho como músico. Basicamente, mostra que você se importa com o conteúdo transmitido para os fãs que o acompanham. Por consequência, a divulgação levará a curtidas e compartilhamentos e cada vez mais pessoas terão acesso às suas obras.

3) Possibilidade de curtir, comentar e compartilhar

Como já dissemos anteriormente, no YouTube, há a possibilidade de curtir e compartilhar vídeos. Essa é uma ferramenta muito benéfica à carreira do músico, pois leva ao engajamento do público com suas obras.

Por meio de links compartilháveis, o músico pode acompanhar quem compartilhou e onde foi realizado o compartilhamento. Assim, ele poderá aprimorar e acompanhar sua evolução em relação a sua audiência, e investir em novas maneiras de fazer sua música.

Também é interessante analisar o número de curtidas de um vídeo para o outro, para saber em que técnica investir. Ademais, o que chama mais a atenção das pessoas e as abordagens que devem ser aprimoradas.

Além disso, os comentários também representam uma métrica importante na hora de analisar a reação dos fãs. Afinal, pelos comentários, é possível saber quem é o público alvo e as críticas e elogios ao seu trabalho. E, então, torna-se viável otimizar cada vez mais a experiência do profissional na plataforma.

4) Monetizar

Além de todas as vantagens vinculadas ao maior reconhecimento da carreira do músico, há a possibilidade de ganhar dinheiro com o YouTube.

Quando o artista atinge 1 mil inscritos e no mínimo 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses, ele pode ser validado para o programa de monetização. Assim, após um processo de análise do seu perfil, o Programa de Parcerias do YouTube lhe dará uma resposta a respeito da monetização.

Desse modo, a plataforma oferece benefícios a quem está começando na música agora ou quem deseja compartilhar seu sucesso com uma maior audiência.

E então, já compreendeu o papel do YouTube na carreira do músico? Deixe seu comentário! Além disso, saiba mais sobre carreira musical e as vantagens e desvantagens de gravar covers.

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!