Hoje, as diversas mudanças no mundo musical trazem a necessidade de adaptação em certos contextos. Há muitas especulações acerca do mercado da música, e seu papel na vida dos artistas nele inseridos. Assim, todos os músicos desejam alcançar uma carreira musical de sucesso e ganhar seu devido reconhecimento por parte dos fãs.

Apesar de às vezes enxergar o sucesso como algo inatingível, o artista moderno precisa compreender as reais dificuldades do mundo musical. E, sobretudo, descobrir como alcançar mais sucesso dentro dele.

Você deseja conhecer alguns mitos e verdades acerca da carreira musical? Então, acompanhe abaixo!

1. É preciso ter muito dinheiro para gravar as próprias músicas?

Mito. Hoje em dia, há meios de gravação que proporcionam experiências de alto valor, mesmo com baixo custo. Dessa forma, o mercado está muito mais flexível e gravar as próprias músicas se tornou algo corriqueiro. Assim, as chances de você conseguir gravar suas músicas sem apertos financeiros também cresceu. Aliás, as diversidades de propostas na área musical é o que, diariamente, abre portas para a inserção de diferentes tipos de pessoas dentro dessa carreira.

2. Distribuição importa muito

Verdade! Não é nada inteligente investir dinheiro na qualidade de sua música se você não puder torná-la reconhecida. É essencial que você invista na distribuição de suas faixas para que o público te conheça e, ademais, conheça seu trabalho.

Se você for um artista desconhecido, aposte na distribuição gratuita de seus CDs em shows e eventos, por exemplo. Caso já seja mais popular entre o público, procure investir na valorização de seus discos, ou mesmo por meios digitais, para atrair mais pessoas. Isso trará maior reconhecimento à você enquanto artista e, assim, será mais fácil alcançar suas metas.

3. Mídias sociais são o principal instrumento de divulgação

Verdade. As redes sociais atuam hoje como um essencial meio de divulgação dos músicos. Então, se você ainda não utiliza essas plataformas para promover seu trabalho, comece agora mesmo! Visto que a maioria das pessoas se utiliza dessas mídias, você precisa mostrar presença nesse meio. E, dessa forma, divulgar seus projetos, shows e eventos, visando promover maior interação com seus fãs.

4. Produzir CDs é perda de dinheiro

Mito! Hoje em dia, assim como antigamente, o CD é o cartão de visitas de qualquer músico. Embora haja predominância das mídias digitais, porém, o CD não deixou de ser o carro chefe para divulgação de obras musicais.

É através dele que os consumidores conhecem a identidade visual de seus ídolos, além de representar um símbolo universal. Assim, não deixe de investir na produção de discos que contenham identidade própria e representem a mensagem que você deseja passar.

5. Contatos são importantes, mas não imprescindíveis

Verdade. A existência de pessoas conhecidas dentro do mercado musical é de extrema ajuda para quem está começando agora. Afinal, quem possui contatos na música tem chances extras de se dar bem e conhecer mais artistas.

Entretanto, não se desespere se você não conhece alguém do mesmo ramo por ora; é apenas uma questão de tempo. Ademais, esse é um processo preferível, e não obrigatório. Você pode se desenvolver melhor do que pensa apenas com o seu esforço e dedicação e, com isso, passar a conhecer pessoas relevantes.

6. A estratégia de marketing deve ser abrangente

Verdade. Aliás, esse é um das medidas mais urgentes para quem deseja que mais pessoas passem a conhecer o seu nome. Você precisa adotar estratégias que tragam valor e mostrem ao público as suas intenções enquanto artista. Além de, é claro, promover sua marca e seu serviço.

Dessa forma, busque nas mídias digitais o apoio para realizar seu marketing digital. Invista em soluções para o cliente, baseando seu direcionamento em uma persona adequada. Avalie as reais demandas de seus fãs e, ademais, o que eles esperam encontrar em suas redes sociais, por exemplo. Com isso, você ganhará popularidade dentro do mercado e ganhará mais experiência acerca de seu público.

7. Atualmente o mercado está seletivo a somente alguns gêneros musicais

Mito. Atualmente, no mercado, há inúmeros gêneros musicais à disposição do consumidor, atendendo a variados gostos. Embora haja a crença de há um interesse geral em gêneros considerados populares, por exemplo, isso não é verdade universal.

Dessa forma, não é apenas porque um gênero está em evidência no momento que outros não podem fazer sucesso. Sobretudo, em meio a públicos tão diferenciados como no mundo de hoje.

Esperamos que você obtenha o conhecimento necessário a partir dessas dicas. E, logo, alcance o crescimento profissional intrínseco a esse conteúdo!

Para saber mais sobre como fazer dos seus shows mais lucrativos, clique aqui!

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!