Todos nós temos aquele nosso artista que mais amamos. Aquele que achamos seu estilo super bacana e sentimos uma ligação emocional. Mesmo que nunca tenhamos o visto pessoalmente. Pois saiba que isso não é apenas coincidência. Esse vínculo, esse sentimento é algo que foi sim pensado pelo músico. Assim, estruturou isso através do que chamamos de identidade musical ou identidade artística.

Identidade Musical

O que é e a qual a importância da Identidade Musical

Nem todos os artistas conseguem construir uma identidade musical com facilidade. É importante ter a consciência que você não se deve forçar a ser algo que você não é apenas para ser único. Sabemos que já existe algo único dentro de você. Então, o que queremos aqui é que você saiba identificar e usar isso a seu favor.

Vale ressaltar que aqui a questão não é sobre seu estilo musical. Mas sim sobre sua personalidade, seu estilo pessoal. A sua postura, o jeito que você se veste, o modo como você se comunica com o seu público. São suas características exclusivas, elementos que te destacam e te diferem de outras pessoas que cantam o mesmo estilo que você.

Qual o impacto que a sua personalidade causa? É bem sabido que as pessoas compram o que e de quem elas se identificam, deixando a emoção sobrepor a razão. Além disso, esse tipo de decisão tende a se fidelizar mais facilmente. Isso é valioso pois, querendo ou não, quando se é músico, você está vendendo um produto. Assim, é importante impactar o seu público de forma que ele consuma o que você produz. Tal feito é possível- e muito mais fácil- com uma identidade musical bem estruturada.

Em suma, criar uma identidade artística é importante para a carreira de qualquer artista. Com ela, você conquista autoridade diante do mercado e vira referência para fãs e artistas. Lembre-se as pessoas não se apaixonam apenas pela música, mas sim pelo conjunto que te faz ser o que você é.

Estratégias para criar a sua

Antes de tudo, é preciso saber que não existe fórmula de bolo para criar sua identidade musical. Assim, aqui listaremos estratégias para que você tenha mais facilidade nessa jornada.

Defina seu estilo musical

Antes de tudo, você precisa saber qual o seu estilo musical. Não adianta tentar ser único juntando muitos estilos em uma só pessoa. Você pode acabar com uma identidade mal estruturada e passar a imagem de ser uma pessoa mal resolvida. No entanto, você pode sim se enquadrar em mais de um estilo. A dupla Anavitória, por exemplo, se definiu como MPBPop pela mistura de dois gêneros musicais.

Pesquise

Definido seu estilo, pesquise artistas desse ramo. Como eles se apresentam, como se vestem, como falam com o público. Trace esse perfil, conheça o meio no qual você está prestes a se inserir. Assim, você poderá ter uma noção muito maior de como agir nos próximos passos.

Conheça o seu público

O próximo passo é saber bem quem é o seu público alvo. Do que eles gostam, pelo que eles se interessam, o que eles querem? Tenha isso em mente para, no momento de criar sua identidade musical, ser mais assertivo. Assim, você poderá fornecer às pessoas o que elas realmente querem.

Suas características individuais

Agora sim, chegamos em você. O que te torna único? Com as informações pesquisadas anteriormente em mãos, se faça a seguinte pergunta: o que o meu público quer e que me torna diferente de todos esses artistas que pesquisei? Quais são os meus traços capazes cativar e conquistar a simpatia das pessoas?

Compartilhe

Por fim, ponha tudo que foi reunido em prática. Crie, com o seu público, uma comunicação pessoal e íntima. Por isso, conte sua história, as dificuldades que passou e até mesmo suas fraquezas. Mostre a eles que você é “gente como a gente”. Criando esse elo, você com certeza terá um público fiel e engajado.

Quer saber mais como construir uma carreira musical de sucesso? Clique aqui. Fique por dentro do nosso blog para mais dicas.

Por fim, qualquer dúvida e solicitações de orçamento, entre em contato conosco por aqui.

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!