Hoje em dia, com o mercado da música em constante evolução, é perceptível que o contato presencial entre artista e público não é mais o mesmo. Desse modo, a presença do músico se estabeleceu majoritariamente pela internet e os canais de comunicação a que ela pertencem.  Logo, com a crescente cultura do audiovisual, a importância de se fazer um videoclipe é debatida dia após dia.

Assim, tornou-se imprescindível alimentar as expectativas do público devido à crescente competitividade do mercado. Nas décadas passadas, a cultura do videoclipe se consolidou, dentro de todos os segmentos musicais. Mas, afinal, é importante fazer um videoclipe? Continue lendo esse blog post para descobrir e averiguar se essa é a melhor opção para a sua carreira.

1. Proporciona contato com o público

A princípio, o videoclipe talvez seja a melhor maneira de estabelecer contato com o seu público. Uma vez que nossa sociedade se tornou uma grande rede tecnológica, você, que é músico, também tem o papel de acompanhar essa tendência. É imprescindível manter uma conexão frequente com as pessoas que curtem o seu som, e a produção de videoclipes para a suas músicas pode ser uma boa saída para que isso se consolide.

O público sempre está sedento por coisas novas, originais e com as quais se sintam identificados. Dessa maneira, é previsível que aguardem surpresas vindas dos músicos que acompanham. É através dessa forma de comunicação visual que você tem a maior chance de se tornar conhecido e, mais importante ainda, reconhecido pelo seu trabalho.

Assim, se você deseja que mais pessoas te conheçam e partilhem a sua obra com outras, comece já a considerar o videoclipe como um ótimo recurso para isso.

2. Contribui para a sua identidade visual

A identidade visual de um artista é um dos fatores mais atraentes ao público (antes de tudo, conheça o seu público e, sobretudo, a sua persona). Assim, é importante fazer um videoclipe também para esse fim. Tomemos o rei do pop Michael Jackson como exemplo em um de seus mais conhecidos videoclipes “Thriller”. Nessa produção audiovisual, o cantor se consagrou, ainda mais devido à escassez de tecnologia da época. Os efeitos especiais e sons atribuídos à música são lembrados até hoje, não é mesmo? Pois então! Sei que estamos falando sobre um grande astro que já possuía fama inegável; contudo, é um bom exemplo para que você perceba a importância do audiovisual na vida de todo artista.

Hoje, muitos músicos e cantores apostam em recursos mais simples, mais adequados à época em que vivemos. Entretanto, o videoclipe, sem dúvida, serve como porta de entrada do artista para a construção de uma estética única e original. E, dessa forma, você pode se tornar conhecido pelos seus vídeos bem trabalhados e criativos.

3. Muitas oportunidades podem surgir

Se você é um artista em construção ou independente, por exemplo, a produção de um videoclipe pode ser muito importante. Uma vez que a criatividade e o fator da originalidade são explorados, você pode acabar sendo ouvido pelas pessoas certas e, logo, grandes oportunidades podem surgir.

Gravadoras, artistas consagrados ou até mesmo uma grande quantidade de admiradores podem elevar sua música a outro patamar. Dessa forma, se você caprichar na criação de um videoclipe, mesmo que sem muitos recursos financeiros, é muito possível que você sofra impactos positivos. Assim, se você decidir realmente investir na produção de um videoclipe, não deixe de pesquisar bastante, chamar pessoas para te auxiliar e, quem sabe, realizá-lo até mesmo por conta própria! Não há limites para a arte.

4. Há diversas possibilidades no mundo do videoclipe

Hoje, todos sabemos que a tecnologia pode contribuir muito para a produção de um videoclipe. Diversos efeitos especiais que não existiam nas décadas passadas surgem atualmente como mais opções para a sua escolha. Entretanto, não é apenas a tecnologia que mudou.

Com as várias inspirações de videoclipes que possuímos hoje, fica muito mais fácil optar pelo estilo que você deseja seguir. Seja preto e branco, de frente para trás, uma história contada; há muitas opções para quem deseja realizar um videoclipe bem feito. E, lembrando, ele não precisa ter custos muito elevados. Basta explorar as suas possibilidades e encontrar o que mais se encaixa com a sua carreira!

5. O videoclipe ajuda o artista a deslanchar no YouTube

Uma vez que o YouTube é, provavelmente, a principal plataforma de streaming que suporta vídeos na atualidade, é óbvio que o videoclipe é algo recorrente nessa rede. Por isso, seja pela gravação de covers ou músicas autorais nesse formato, o YouTube é uma ferramenta aliada para o reconhecimento do artista.

Afinal, o videoclipe pode marcar a carreira de um músico apenas pela sua divulgação? Você já deve conhecer a resposta para essa pergunta, e ela é afirmativa. Por meio da divulgação do videoclipe, um artista pode ficar conhecido pelo mundo inteiro. Não se esqueça de que o audiovisual, além de arte, é uma das formas mais conhecidas de entretenimento! Assim, através da possibilidade do compartilhamento da sua música, você pode se tornar famoso com muito mais facilidade do que sem um videoclipe em mãos.

Tem dúvidas ou sugestões acerca do assunto? Deixe seu comentário! Agora, você apenas precisa se perguntar se é importante fazer um videoclipe a ponto de gravar um de sua autoria. Pense a respeito de todos os benefícios que esse formato de divulgação pode proporcionar ao seu futuro musical. E, então, considere as suas opções!

Aproveite também para saber mais sobre o papel do YouTube na carreira do músico e adote todas as nossas dicas!

 

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!