O sonho de todo grande músico é ver suas músicas entre as mais ouvidas e, assim, alcançar sucesso em sua carreira. Porém, para que isso aconteça, é necessário possuir recursos financeiros para os investimentos iniciais. Dessa forma, nem todos os artistas possuem condições financeiras para bancar uma produção independente. Os projetos de Crowdfunding, nessa perspectiva, podem ser a solução para esse problema que afeta grande parte desses profissionais.

Você já ouviu falar dessa alternativa? Conheça o Crowdfunding e descubra como transformar seus sonhos em realidade, mesmo sem dispor de muito dinheiro.

O que é o Crowdfunding?

O Crowdfunding é a colaboração mútua de pessoas que possuem o objetivo de realizar algum projeto em comum. Dessa forma, esse tipo de colaboração também pode servir apenas para ajudar alguém que precise.

Essa ação é uma espécie de “vaquinha” online, na qual indivíduos contribuem financeiramente para incrementar o projeto de outros. Assim, aqueles que não dispõem de recursos próprios para investir em seus objetivos obtêm um auxílio extra para alcançá-los.

Além de ajudar no futuro desses artistas, o Crowdfunding, dessa forma, contribui também para agregar valor à sociedade em geral. Assim, realizam a doação em dinheiro ou até mesmo por cartões de crédito.

Dessa maneira, o idealizador do projeto recebe o dinheiro referente às contribuições e avalia se conseguiu atingir seus objetivos. Para participar, basta acessar a plataforma, conhecer o projeto e informar o valor da contribuição.

Assim, o Crowdfunding é, sem dúvidas, uma ferramenta de mobilização que supera fronteiras territoriais, culturais e etárias. Afinal, com o advento da internet, a interação entre projetos e pessoas alcançou níveis globais, expandindo de forma sustancial. Como consequência, há o engajamento de cidadãos de diversas localidades do mundo, apresentando alta capacidade de realização.

No Brasil, por exemplo, presenciamos hoje a atuação de plataformas que gerenciam projetos de forma geral. Os sites de Crowdfunding gerais, devido à abrangência dos temas, possuem maior e mais diversificada demanda. Assim, podem transitar entre as áreas de cultura, empreendedorismo, jornalismo, etc.

Há também os sites voltados a nichos mais específicos, como o “Queremos”. Ele direciona seus financiamentos para bandas e músicos que pretendem realizar shows em determinados locais e cidades.

As plataformas que mais atuam no mercado brasileiro são:

Como funciona o Crowdfunding?

A princípio, a pessoa responsável pelo projeto deverá se cadastrar em uma plataforma que operacionaliza o Crowdfunding. A seguir, ela deve descrever o teor da sua ideia e explicar os aspectos mais importantes de seu projeto. Como por exemplo: o que será, quanto de dinheiro precisará ser arrecadado, qual será o período para as pessoas contribuírem e quanto tempo será gasto para realizar a proposta.

Feito isso, basta divulgar a campanha nas principais mídias de acesso do público-alvo, como sites, redes sociais, emails, whatsapp, blogs, etc. Dessa forma, todos podem ter acesso à campanha.

Ao final do prazo, a plataforma responsável divulgará o valor obtido e reterá um percentual para manutenção de suas atividades. Dessa maneira, o restante do dinheiro será entregue ao idealizador do projeto.

Entretanto, dependerá se o projeto alcançou sua meta e qual modalidade de Crowdfunding foi escolhida para a campanha.

É possível impulsionar minha carreira com o Crowdfunding?

O Crowdfunding é uma alternativa que exige bastante envolvimento da pessoa que fará a campanha e também de seus apoiadores. Por esse motivo, é uma alternativa interessante, mas que exige muita inteligência para traçar estratégias eficazes. Afinal, é preciso ter sagacidade na hora da divulgação do seu projeto.

Um aspecto sensível é o trabalho nas redes sociais, que são aliadas importantíssimas nessa caminhada. Pois, a partir destes relacionamentos, podem surgir grande parte dos contribuintes.

Portanto, é possível impulsionar sua carreira utilizando essa alternativa, não importa se você é músico conhecido ou está em início de carreira. Assim, o sucesso do projeto vai depender exclusivamente do planejamento e da condução das ações de divulgação durante a campanha. É uma excelente oportunidade de arrecadar dinheiro para gravar o seu CD e realizar o sonho de ver suas músicas nas paradas de sucesso!

E você, já sabe quanto precisa arrecadar para gravar o seu CD? Peça agora um orçamento e dê início a sua campanha!

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!