Para quem trabalha com música, o aperfeiçoamento profissional é imprescindível, sobretudo para quem ainda não é muito conhecido. Dessa maneira, buscar novas técnicas é essencial. Ter uma gestão financeira para a sua carreira é uma tarefa muito importante e que não deve ser deixada de lado, uma vez que o reconhecimento só vem com um bom planejamento. Assim, pare agora de se preocupar com a possibilidade de não conseguir ascender na música! Saiba já como se tornar um músico profissional e aprenda a crescer com essa profissão.

1- Aprimore suas habilidades sempre

Esse hábito é muito importante para quem quer se tornar um músico profissional. Se você não conhece o mundo musical, como pode desejar estar inserido nele? Para que você seja um expert em qualquer assunto, nesse caso, a música, é imprescindível que você conheça com o que está lidando.

Assim, procure estar sempre antenado a respeito do que acontece diariamente com a música. Sejam artistas do seu segmento ou não, é de suma importância conhecer todos os tipos de pessoas dentro do ramo musical e saber as últimas novidades. Isso, além do conhecimento, lhe trará um sentimento de identidade para com essas pessoas, que, afinal, estão no mesmo barco que você.

Além disso, acompanhe as estratégias das pessoas com quem você se identifica e se inspire nelas! Busque sempre oportunidades de aprender com artistas mais experientes que você e incorpore em seu dia a dia os seus ensinamentos. Tente aprender a tocar um instrumento novo ou dê aulas de canto; não importa, você precisa estar inovando sempre.

2- Enxergue pontos fracos e fortes

Muitas vezes, músicos tendem a não enxergar seus erros e, por conta disso, deixam de obter o sucesso que esperam. Para que isso não aconteça com você, é imprescindível reconhecer que todo ser humano erra, e você não está a salvo dessa condição. Dessa forma, é essencial que você adote hábitos visando à constante melhoria de suas habilidades e práticas musicais.

A princípio, uma coisa a se fazer é analisar, em seus shows e ensaios, o que está dando errado, ou desagradando o público. Deixe seu orgulho de lado! Peça a opinião de outras pessoas, mais experientes ou não, e se disponha a realmente ouvir conselhos. Seja escolha de repertório, afinação ou sincronia, talvez algo possa estar desarmonioso e você nunca percebeu. Por esse motivo, enxergar com os olhos de outra pessoa pode ser muito benéfico ao seu crescimento.

Ademais, você pode sempre trocar ideias com os integrantes de sua banda (se tiver) e procurar alinhar possíveis obstáculos e mazelas que estão te impedindo de avançar. Não tenha medo de errar, mas também não deixe de querer aprender por orgulho. A música exige que você mude constantemente!

3- Divulgue bem o seu trabalho

Principalmente se você for um artista desconhecido, é de extrema importância que haja um planejamento para a divulgação de sua obra. Aposte, sobretudo, no uso da internet para criar um bom marketing digital para a sua carreira. Não se esqueça também que tudo deve condizer com as suas realidades e expectativas.

Dessa maneira, as redes sociais podem representar a chave para o sucesso de sua divulgação profissional. Se você não é familiar com as estratégias de marketing, o ideal é contratar uma agência especializada para fazê-lo. Utilize o Facebook e Instagram, por exemplo, para compartilhar suas experiências enquanto artista e também para interagir com o seu público.

Assim, promova sorteios, enquetes e faça lives para nutrir uma relação de identidade com os seus fãs, mesmo que sejam poucos. Responda a comentários em suas fotos e demonstre interesse em sanar suas dúvidas. Você pode, também, fazer distribuições gratuitas dos seus CDs. O importante é estar sempre antenado nas novidades, adotando boas práticas de divulgação para que cada vez mais pessoas se interessem na sua música.

4- Agarre as oportunidades

Essa etapa pode ser cansativa e parecer não gerar resultados, mas faz parte da experiência de quem quer se tornar um músico profissional. Muitas vezes, você receberá convites para se apresentar naquele barzinho que paga pouco, e não te interessa muito. Entretanto, ao invés de pensar nisso como um fracasso, você deve perceber essa situação como uma chance de crescimento.

Nem sempre podemos fazer somente o que queremos, e isso está muito presente na música. Porém, há vantagens em participar de eventos em que você não necessariamente amaria estar. Independente da quantidade de pessoas ou do ambiente, alguém sempre estará lá para te prestigiar. E, mais importante ainda, divulgar o seu trabalho para terceiros.

Assim, o melhor a se fazer é agarrar o máximo de oportunidades possível e aproveitar o momento! Você terá o privilégio de se apresentar e fazer o que ama, e isso pode, invariavelmente, te trazer o reconhecimento que você tanto busca. Também não deixe de investir em parcerias e interações com outros artistas, sobretudo aqueles que partilham as mesmas orientações musicais que você.

5- Saiba o que você quer

Essa última dica é, possivelmente, a mais importante de todas. Para avançar na carreira musical e se tornar um músico profissional, você precisa estipular metas que condizam com os seus objetivos almejados. Até mesmo para traçar melhor os passos até a reta final, estabelecer alguns critérios e estratégias é fundamental.

A princípio, você precisa conhecer o seu público. Entender quem é o seu público alvo e o que realmente importa para essas pessoas pode ser uma tarefa árdua. Entretanto, pode trazer muitos frutos positivos no decorrer de sua carreira. Encontre dentro de você uma pessoa que se identificaria com a sua música, e faça de tudo para atender às demandas desse alguém. A partir desse entendimento, você já pode começar a melhorar suas estratégias.

Ademais, tente ao máximo não desmarcar compromissos, ser pontual com suas demandas e manter um bom relacionamento com todos que o cercam.

A empatia também é uma característica fundamental para quem deseja se tornar um músico profissional. Visto que, lidar com o público e com colegas de trabalho pode ser complicado, o melhor a se fazer é investir na adaptação. Lance novos singles, faça parcerias, compareça a eventos… esteja sempre disposto a trabalhar duro pelo que você quer alcançar!

Esperamos que nossas dicas tenham servido para que você possua um direcionamento para o aprimoramento de sua carreira. Para quem deseja se tornar um músico profissional, elas são imprescindíveis!

Se você também deseja descobrir alguns mitos e verdades da carreira música, não fique de fora! Acesse nosso blog para mais conteúdos e novidades acerca da música e avance cada vez mais em direção aos seus objetivos.

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!