Depois de todo o enorme trabalho e dedicação necessária no processo de gravação do seu CD, chegou a hora de ser reconhecido por todo seu esforço. No entanto, para isso, é necessário que você trace estratégias efetivas de divulgação do seu trabalho. Então, como é de comum saber, as plataformas de streaming são um ótimo meio para alcançar público abrangente. Assim, nesse post nós vamos te ensinar a divulgar sua música com o Spotify.

Atualmente, o Spotify é a maior e mais usada plataforma digital do mundo. Assim, você terá espaço para conquistar muitos fãs. No entanto, não pense que será fácil. Ao mesmo tempo que oferece a vantagem da abrangência, todos querem fazer sucesso no Spotify. Assim, você encontrará muita concorrência por lá. Então, siga nossas dicas para divulgar sua música com o Spotify de forma efetiva!

Estratégias para divulgar sua música com o Spotify

Playlists

Um dos principais segredos para fazer sucesso no Spotify, são as playlists. Assim, aqui vamos te dar algumas dicas de como usá-las a seu favor. A maioria dos usuários das plataformas de streaming, usam e ouvem músicas quase que exclusivamente através de playlists. Com isso, é essencial que sua música esteja nela. Você pode entrar em contato com donos de playlists populares e solicitar que eles o insiram nela. Caso isso não dê certo, você também pode criar playlists.

Primeiramente, pegue vários artistas principais do seu ramo e faça uma seleção de músicas incluindo algumas suas/da sua banda. Outra ótima tática é criar playlists para o dia das pessoas. Por exemplo; “músicas para malhar”. Esse tipo de seleção faz muito sucesso. Por fim, não se esqueça de fazer uma boa divulgação das playlists que você criou em suas redes sociais. Assim, você poderá convencer seus seguidores a ouvi-las, aumentando sua presença no mercado musical.

Nicho

O Spotify faz um série de perguntas quando você se inscreve na plataforma, bem como quando você insere músicas nela. Assim, se dedique a esses questionários, pois ele que será usado para o algoritmo de recomendação.

Ademais, eles também perguntam quais artistas ou bandas você considera mais relacionados com o estilo musical que você produz. Assim, eles recomendarão você e suas músicas para os usuários que ouvem os artistas relacionados escolhidos por você. Dessa forma, seu trabalho de divulgar sua música no Spotify ficará bem mais fácil pois a própria plataforma fará muito do trabalho por você.

Capa

O Spotify, assim como muitas outras plataformas de streaming, disponibiliza a capa do álbum junto com as músicas referentes a ele. Sabemos que, instintivamente, nós somos atraídos por elementos chamativos ao olhar. Dessa forma, uma arte gráfica bem feita pode contribuir bastante para o seu marketing musical.

Além disso, as pessoas costumam julgar a qualidade do projeto musical baseado no design das capas de álbuns. Ou seja, uma arte bem feita pode conferir autoridade e qualidade ao seu trabalho. Assim, atrair muitos usuários a escutar suas músicas. Por fim, é possível ver que divulgar sua música com o Spotify fica bem mais fácil um layout de capa bem trabalhado.

Foque no Spotify

Como já é de se imaginar, o Spotify tem a maior audiência de todas as plataformas de streaming. Por isso, você terá muito mais chances de criar um grande público dentro dessa plataforma em comparação a outras. Dessa maneira, se você concentrar a divulgação das suas músicas no Spotify, o algoritmo te dará preferência e aumentará suas chances de ser recomendado aos usuários.

Quer uma dica extra? Obtenha sua certificação de artista oficial da plataforma. Assim, você também terá preferência no algoritmo do Spotify.

Esperamos que com essas dicas você consiga fazer um sucesso divulgando suas músicas com o Spotify. Se quiser saber mais sobre como alavancar sua carreira musical clique aqui. Por fim, siga a Discmidia no Instagram, onde postamos várias dicas para músicos e bandas.

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!