Ainda que lançar sua próxima música pareça uma tarefa tangível, alguns passos não podem ser ignorados nesse processo. Dessa forma, o impulsionamento e reconhecimento da suas faixa são tão importantes quando o single em si.

Assim, disponibilizamos aqui algumas dicas para que você possa, então, prosseguir com o lançamento de sua próxima música. Acompanhe e siga nossas etapas para obter muito sucesso e retorno de seu público!

1. Defina uma data de lançamento

A primeira coisa a se fazer antes de lançar sua próxima música é definir uma data de lançamento para o seu single. Após que sua faixa tenha devidamente passado pelos processos de mixagem e masterização, é hora de começar a colocar o lançamento em prática.

Assim, você deve considerar tudo o que ainda precisa ser feito para a finalização completa da sua música. Coloque no papel todos os processos que já foram realizados e os que ainda precisam de certa atenção. Dessa forma, será mais fácil estabelecer uma data do limite de até quando essas coisas devem ser feitas e, logo, a data de lançamento.

2. O que essa música significa para você?

O que essa música significa para você enquanto profissional e ser humano? Essa pergunta deve ser uma das principais na sua lista. Pensar na história por trás da sua música é essencial para que você consiga internalizá-la e definir o seu real significado. Assim, é necessário que você tire um tempo para refletir e atribuir sentido a ela. Afinal, o que faz uma música é a emoção e o significado que atribuímos a ela, visto que representa uma parte da vida de um músico.

Além do emocional, essa estratégia pode te ajudar a transmitir sua música de uma forma mais concisa ao público quando for lançada. As pessoas gostam de saber o que os artistas estão sentindo e o que cada música representa para eles. Desse modo, compreender essas coisas dentro de você é imprescindível.

3. Atualize suas informações de contato

Atualizar suas informações de contato é de suma importância antes de lançar sua próxima música. A princípio, você já deve possuir em mente uma estratégia de marketing musical para a sua carreira. Nela, você pode divulgar seus trabalhos e acompanhar seu crescimento a partir de métricas.

Agora que você deseja lançar uma música nova, você precisa atualizar o seu mailing list, site e contas de mídias sociais para que todos saibam da novidade! Você pode elaborar, junto a um profissional especializado, artes e anúncios antes da data de lançamento. Para que a nova música seja anunciada, entretanto, você precisa ter bem definida uma lista das pessoas que te seguem. Há diversas plataformas para que você monte uma segmentação de leads e envie newsletters em formato de e-mail. Assim, você pode alcançar somente as pessoas certas e deixá-las avisadas de que vem novidade por aí.

Nas redes sociais e no site, acontece o mesmo processo. Procure demonstrar ao público por meio de banners e artes que o lançamento de sua música se aproxima. Dessa forma, você conseguirá manter seus fãs informados por meio de ações pequenas, fornecendo uma espécie de “spoiler”. Isso com certeza fará com que eles fiquem curiosos e na expectativa de algo muito bom!

4. Planeje a parte visual da sua música

Apesar de representar uma coisa audível, a música também se agarra aos detalhes visuais. Para reforçar a história por trás da sua faixa e inspirar as pessoas, deixando-as na expectativa, é necessário certo empenho. A produção de cartazes, banners, design e layout de sites, como apontado acima, são essenciais nesse processo. Você pode também contratar um profissional de marketing ou design para tornar tudo mais valoroso, fazendo com que seu próprio trabalho seja igualmente valorizado.

Nas redes sociais, por exemplo, você pode explorar algumas ferramentas bastante úteis para promover o lançamento de sua música. Você pode divulgar pequenos insights do processo de gravação, tal como fotos, pedaços curtos da faixa ou a famosa “palhinha”. Todas essas estratégias, por menores que sejam, geram muito engajamento por parte dos fãs e podem instigá-los a prestar atenção ao lançamento em si.

5. Divulgue muito no dia do lançamento

No dia do lançamento, com todas essas estratégias aplicadas, você já pode começar a divulgação do single para valer. Aposte em todas as redes sociais possíveis para que o maior número de pessoas acompanhe o seu novo trabalho. Compartilhe stories no Instagram e Facebook, faça vídeos que chamem seu público, dispare e-mails de agradecimento pelo apoio e direciona as pessoas para um link com o link da sua música nas plataformas digitais. Desse modo, todos terão conhecimento e divulgarão ainda mais para as pessoas ao seu redor.

Saiba mais também sobre formas eficientes de divulgar sua música na internet para complementar seu conhecimento a respeito. Gostou desses 5 passos para seguir antes de lançar sua próxima música? Caso você siga nossas dicas, esperamos que constate uma evolução grandiosa na divulgação das suas faixas.

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!