5 Maneiras de divulgar a sua música utilizando o Spotify

Depois de finalizar a produção do CD, chegou a hora de investir pesado em uma das etapas mais importantes na trajetória de um artista: a divulgação do trabalho!

Com a internet, diferentes meios de comunicação podem ser utilizados para levar as músicas até o público, porém, nem todos conseguem um alcance tão abrangente quanto as plataformas de streaming.

É por isso que o Spotify, atualmente a maior plataforma digital do mundo, oferece recursos variados que possibilitam a segmentação do público visando atingir um nicho específico.

Essa alternativa já beneficiou muitos artistas a se tornarem figuras populares e ainda tem sido pouco explorada por quem ainda está na luta por um espaço no mercado musical.

Pensando nisso, explicamos logo abaixo 5 maneiras de divulgar a sua música utilizando recursos dessa mídia. Confira!

A divulgação de músicas com o Spotify

Atualmente com 180 milhões de usuários ativos, o Spotify tem sido o principal canal para músicos, famosos ou independentes, distribuírem suas músicas.

Por isso, a plataforma oferece alguns recursos que ajudam a divulgar o trabalho de forma mais consistente. Segue abaixo, 5 maneiras que vão te ajudar a impulsionar o seu álbum ou EP.

1ª – Coloque a sua música nas playlists de maior audiência

As playlists são sequências fixas de músicas, que podem ser elaboradas por usuários, curadores, empresários, artistas, por um conjunto de pessoas, etc.

Elas normalmente são sugeridas dentro da plataforma e, por isso, alcançam um número de usuários ainda maior.

Colocar a sua música em uma playlist bombada é uma oportunidade de ouro para divulgar a sua música a um público ilimitado.

Em outro post, explicamos como fazer para entrar nestas playlists. Acesse o texto pelo link Playlists de sucesso do Spotify: Entre nessa também!

2ª – Direcione a sua música a um único segmento

Ao se cadastrar como artista no Spotify, você precisará selecionar um segmento específico de estilo musical.

Se direcionando a um  determinado nicho, o algoritmo da plataforma recomendará a sua música às pessoas que gostam do mesmo estilo, aumentando substancialmente o alcance do trabalho.

Essa forma de divulgação tem sido uma das mais eficazes, levando artistas desconhecidos a entraram no ranking das 50 músicas mais virais do Brasil. É uma alternativa bem interessante!

3ª – Construa uma arte chamativa para a capa

Nada como uma imagem bem chamativa para despertar o interesse das pessoas! A arte da capa do seu álbum é algo fundamental para fazer o público se interessar em ouvir suas músicas.

Em uma sociedade que valoriza tanto a máxima “tempo é dinheiro”, divulgar músicas utilizando plataformas digitais requer estratégias, que começam com a produção de uma arte gráfica profissional.

Nós já explicamos a importância da arte em outros posts, que podem ser do seu interesse.

4ª – Compreenda o algoritmo do Spotify e o utilize a seu favor

De todas, esta é a dica mais importante! Compreender como os algoritmos do Spotify atuam te dará uma imensa vantagem em relação aos demais cantores.

Isso porque você será recomendado a um número de usuários muito maior dependendo de como você se posiciona na plataforma streaming.

Você consegue, inclusive, selecionar uma classificação para determinados quesitos como acusticidade, dançabilidade, energia, instrumentalidade, etc, de forma que a sua música será caracterizada de acordo com os parâmetros que você selecionar.

Clique aqui para mais informações sobre o algoritmo do Spotify e utilize-o para divulgar a sua música.

5ª – Construa uma presença digital forte e dê ênfase ao Spotify

Trabalhe suas redes sociais, faça publicações constantes e interaja com o seu público! O primeiro passo para você ter suas músicas conhecidas é falar sobre elas nas principais mídias de comunicação e inserir uma chamada para que todos a acessem pelo Spotify.

Diante de tantas plataformas de streaming concorrentes, enfatize suas músicas no Spotify pois, sendo a maior plataforma do mundo, as chances de você aumentar a sua audiência serão bem maiores.

E aí, gostou? Solicite agora um orçamento e distribua suas músicas com a Discmídia!!!