Com o mercado da tecnologia em alta, todos os músicos precisam se atualizar. Nesse contexto, é necessário investir em ações de marketing, publicidade e divulgação para que o seu trabalho seja reconhecido. Assim, a internet é uma ótima plataforma, e uma das mais recorrentes, para realizar esse processo. Nessa perspectiva, você precisa adotar algumas estratégias que te ajudem a impulsionar sua carreira de músico na internet. Cativar os seus fãs pode parecer uma tarefa difícil de alcançar. Entretanto, sem esse apoio, será impossível atingir os seus objetivos enquanto músico. Portanto, vamos conhecer alguns dos hábitos em que você deve investir para alavancar sua carreira musical na internet? Você não pode deixar de conferir!

1. Crie contas profissionais nas redes

Criar uma conta profissional em cada rede social é o primeiro passo para impulsionar sua carreira de músico na internet. A fim de marcar sua presença no mercado musical, você deve estar ciente de que as pessoas acompanham a maioria de seus ídolos pelas redes. Com isso, você também deve fazer parte dessas estatísticas.

Comece pelo Facebook e Instagram, que são as mais utilizadas pelo público em geral. Aliás, se você ainda não sabe como criar uma página de artista no Facebook, acesse esse link para ver mais antes de prosseguir. Após ter completado suas informações e investido no visual dos seus perfis, você já pode começar a divulgação de sua obra.

2. Divulgação

A princípio, você deve dar atenção especial aos seus fãs e fazê-los te conhecerem melhor. Assim, aposte em stories e posts que te apresentem ao público, se você for um artista desconhecido. Poste sobre suas músicas novas, eventos e shows que estão por vir, além de conversar com o público e pedir conselhos a respeito do futuro. Assim, mostre que você está comprometido com o seu trabalho e que se importa com a opinião daqueles que te seguem.

Invista também em patrocínios e impulsionamentos pagos para que você apareça mais no feed das pessoas. Assim, será mais provável que o seu público te conheça e ouça mais as suas faixas.

3. Defina o seu público-alvo

Definir para quem você está destinando sua estratégia de marketing é essencial para que você consiga impulsionar sua carreira de músico na internet. Com isso, é essencial que você saiba com quem está lidando. Minha música é direcionada ao público adolescente? Ou então ao público adulto que curte rock de 1980? Esse é o tipo de questionamento que  você deve se fazer constantemente. Pois então; assim que você conseguir traçar e precisar a abordagem que você deve utilizar, será muito mais fácil chamar a atenção dos seus seguidores. Assim, não deixe para depois. Pare agora de dirigir seu foco a quem nem sequer ouve as suas músicas. Priorize a tarefa de definir seu público-alvo e comece a conversar com o seu público da maneira que lhe for mais conveniente. Você poderá observar a diferença em um curto período de tempo!

4. Aposte no uso das plataformas digitais

As plataformas digitais, tais como Spotify e Deezer, também são meios de impulsionar sua carreira de músico na internet. Desse modo, investir no seu perfil de artista nesses streamings é muito vantajoso para que as pessoas te conheçam (veja nosso post sobre em qual plataforma de streaming investir).

Nessas plataformas, você pode alterar sua identidade visual e acompanhar as métricas relacionadas aos seus hits. Assim, você poderá saber com precisão quais das suas músicas fazem mais sucesso entre o público e como estão as suas visualizações perante outros artistas. Isso, com certeza, te ajudará a observar seus pontos fracos e fortes, impulsionando sua carreira de músico.

5. Tenha um site de artista

Além de manter suas redes sociais ativas, você deve manter um site de artista para que seja possível impulsionar sua carreira de músico na internet. Contrate uma agência profissional para que tudo saia dentro dos conformes, e você possa desenvolver uma identidade visual adequada.

Assim, em seu site, você deve transmitir a mensagem que deseja passar a quem ouve sua música. Seja ela de informalidade ou profissionalismo, é essencial que haja atualizações regulares a respeito de futuros eventos, trabalhos realizados com outros artistas e lançamentos de novos discos. Dessa maneira, você pode destinar algum espaço do site a orçamentos, contato e apresentação. Não deixe também de investir no SEO com a agência especialista, visto que essa ação pode rankear seu site em posições privilegiadas em plataformas de busca, como o Google.

E então, curtiu as nossas dicas? Esperamos que elas te ajudem a impulsionar sua carreira de músico na internet! Seguindo esses passos, você poderá acompanhar o crescimento e a evolução de suas músicas perante o público. Que tal começar agora?

Leia também sobre dicas para quem quer ser um músico profissional!

Assine nossa news e fique ligado!

Não se preocupe, não enviamos spam!